Pesquisa de Ensino: Em busca do propósito da educação básica
A proposta de elaboração desta pesquisa se justifica por diversos aspectos do mundo contemporâneo. Dentre tantos, destacam-se:
O avanço ininterrupto das tecnologias e seu uso prático para a humanidade;
A transformação cultural, social e comportamental dos indivíduos ao longo do percurso da globalização econômica;
A responsabilidade social e ambiental que recai sobre cada indivíduo para sua existência e para a perpetuação da espécie;
E, sobretudo, a função central da educação básica diante de todos esses desafios e transformações.
Afinal, quando observamos o cenário atual, surge uma pergunta essencial:
A que se responsabiliza a educação básica hoje?
Será ela responsável:
Pelo convívio harmonioso em sociedade?
Pela formação para os fins econômicos e empregabilidade?
Pela politização e construção do senso crítico?
Pela investigação científica e acadêmica?
Pela promoção da responsabilidade social e ambiental?
Esses questionamentos são o que nos motivam a investigar, com profundidade, o verdadeiro papel da educação em suas diferentes dimensões.
Queremos encontrar, por meio desta pesquisa, os elos relevantes para todas as formas de sucesso educacional, reconhecendo a educação como o principal instrumento de adaptação, reconstrução e preparação do ser humano para o futuro.
Objetivo geral
O objetivo principal dessa pesquisa é identificar por meio dos indivíduos e suas características demográficas, qual a relação dos conteúdos aprendidos no ensino básico com sua trajetória profissional/pessoal. Ou seja, de forma audaciosa a proposta é construir possíveis relações entre as características demográficas do indivíduo, os conteúdos do ensino básico por ele aprendido e que foram relevantes para seu desenvolvimento profissional/pessoal.
Objetivos específicos
- Identificar características demográficas dos respondentes que possuem formação do ensino básico (fundamental e médio);
- Traçar os conteúdos de ensino básico mais relevantes para a trajetória profissional/pessoal dos indivíduos;
- Mapear as possíveis correlações entre conteúdos relevantes do ensino básico e uma carreira profissional específica, ou a recompensa financeira, ou a empregabilidade, dentre outros indicadores.
Explorar possíveis relações de percurso profissional, por exemplo, estudante de escola pública, nível técnico, maior empregabilidade entre outras possíveis relações.
Justificativa
A proposta de elaboração dessa pretensiosa pesquisa se justifica por diversos aspectos do mundo contemporâneo. Dentre tantos, ressalta-se o avanço ininterrupto das tecnologias e seu uso prático a humanidade; A transformação cultural, social e comportamental dos indivíduos ao longo do percurso da globalização econômica; A responsabilidade social e ambiental que recai sobre cada indivíduo para sua existência e perpetuação da espécie; E, sobretudo ao que tange e é responsabilizado por todos agentes desses movimentos como principal, e se não única, fonte para adaptação, sobrevivência, reconstrução, preparação ao futuro do ser humano: A EDUCAÇÃO BÁSICA!
Sendo assim, ao que a educação básica hoje se responsabiliza? Ao convívio harmonioso da sociedade, aos fins econômicos e empregabilidade, a politização, ao senso crítico, a investigação científica e acadêmica, a responsabilidade social e ambiental, etc.?
Sim, essa é a nossa motivação para encontrar de fato na educação os elos relevantes para todas as formas de sucesso na educação em suas diferentes perspectivas.
Metodologia
Análise com algoritmos de Inteligência Artificial
- Serão realizadas 3 análises utilizando algoritmos de inteligência artificial
- A primeira análise utilizará algoritmos de classificação para buscar a correlação entre as variáveis do questionário com o sucesso profissional em cada área
- A segunda análise utilizará algoritmos de mineração de grafos para buscar padrões nos caminhos desde o Ensino Fundamental até a atuação profissional em cada área
- A terceira análise utilizará algoritmos de classificação e regras de associação para buscar padrões sobre a relevância dos conteúdos ensinados na escola para cada área profissional
- Ao final da pesquisa, todos os dados brutos coletados serão disponibilizados para que outros pesquisadores possam realizar suas análises
Instrumento de pesquisa
Acesse: Questionário da pesquisa
Caracterização dos indivíduos
A pesquisa tem como público-alvo membros da população com formação requerida no mínimo da educação básica, ou seja, ensino médio.
Segundo a PNAD Contínua Educação em 2023, esse público representa 30,6% da população brasileira, ou seja 66,2 milhões de brasileiros aptos a responder essa pesquisa.
Amostra
A amostra mínima para o objetivo dessa pesquisa é de 16.650 respondentes considerando um nível de confiança de 99% e margem de erro de 1% conforme o tamanho da população estabelecida.
Análise dos Dados
- Serão realizadas 3 análises utilizando algoritmos de inteligência artificial
- A primeira análise utilizará algoritmos de classificação para buscar a correlação entre as variáveis do questionário com o sucesso profissional em cada área
- A segunda análise utilizará algoritmos de mineração de grafos para buscar padrões nos caminhos desde o Ensino Fundamental até a atuação profissional em cada área
- A terceira análise utilizará algoritmos de classificação e regras de associação para buscar padrões sobre a relevância dos conteúdos ensinados na escola para cada área profissional
- Ao final da pesquisa, todos os dados brutos coletados serão disponibilizados para que outros pesquisadores possam realizar suas análises