A maior pesquisa do Brasil

Pesquisa de Ensino: Em busca do propósito da educação básica

A proposta de elaboração desta pesquisa se justifica por diversos aspectos do mundo contemporâneo. Dentre tantos, destacam-se:

  • O avanço ininterrupto das tecnologias e seu uso prático para a humanidade;

  • A transformação cultural, social e comportamental dos indivíduos ao longo do percurso da globalização econômica;

  • A responsabilidade social e ambiental que recai sobre cada indivíduo para sua existência e para a perpetuação da espécie;

  • E, sobretudo, a função central da educação básica diante de todos esses desafios e transformações.

Afinal, quando observamos o cenário atual, surge uma pergunta essencial:

A que se responsabiliza a educação básica hoje?

Será ela responsável:

  • Pelo convívio harmonioso em sociedade?

  • Pela formação para os fins econômicos e empregabilidade?

  • Pela politização e construção do senso crítico?

  • Pela investigação científica e acadêmica?

  • Pela promoção da responsabilidade social e ambiental?

Esses questionamentos são o que nos motivam a investigar, com profundidade, o verdadeiro papel da educação em suas diferentes dimensões.

Queremos encontrar, por meio desta pesquisa, os elos relevantes para todas as formas de sucesso educacional, reconhecendo a educação como o principal instrumento de adaptação, reconstrução e preparação do ser humano para o futuro.

Objetivo geral

O objetivo principal dessa pesquisa é identificar por meio dos indivíduos e suas características demográficas, qual a relação dos conteúdos aprendidos no ensino básico com sua trajetória profissional/pessoal. Ou seja, de forma audaciosa a proposta é construir possíveis relações entre as características demográficas do indivíduo, os conteúdos do ensino básico por ele aprendido e que foram relevantes para seu desenvolvimento profissional/pessoal.

Objetivos específicos 

  • Identificar características demográficas dos respondentes que possuem formação do ensino básico (fundamental e médio); 
  • Traçar os conteúdos de ensino básico mais relevantes para a trajetória profissional/pessoal dos indivíduos;
  • Mapear as possíveis correlações entre conteúdos relevantes do ensino básico e uma carreira profissional específica, ou a recompensa financeira, ou a empregabilidade, dentre outros indicadores.
  • Explorar possíveis relações de percurso profissional, por exemplo, estudante de escola pública, nível técnico, maior empregabilidade entre outras possíveis relações.

Justificativa

A proposta de elaboração dessa pretensiosa pesquisa se justifica por diversos aspectos do mundo contemporâneo. Dentre tantos, ressalta-se o avanço ininterrupto das tecnologias e seu uso prático a humanidade; A transformação cultural, social e comportamental dos indivíduos ao longo do percurso da globalização econômica; A responsabilidade social e ambiental que recai sobre cada indivíduo para sua existência e perpetuação da espécie; E, sobretudo ao que tange e é responsabilizado por todos agentes desses movimentos como principal, e se não única, fonte para adaptação, sobrevivência, reconstrução, preparação ao futuro do ser humano: A EDUCAÇÃO BÁSICA!

Sendo assim, ao que a educação básica hoje se responsabiliza? Ao convívio harmonioso da sociedade, aos fins econômicos e empregabilidade, a politização, ao senso crítico, a investigação científica e acadêmica, a responsabilidade social e ambiental, etc.?

Sim, essa é a nossa motivação para encontrar de fato na educação os elos relevantes para todas as formas de sucesso na educação em suas diferentes perspectivas.

Metodologia

Análise com algoritmos de Inteligência Artificial 

  • Serão realizadas 3 análises utilizando algoritmos de inteligência artificial
    • A primeira análise utilizará algoritmos de classificação para buscar a correlação entre as variáveis do questionário com o sucesso profissional em cada área
    • A segunda análise utilizará algoritmos de mineração de grafos para buscar padrões nos caminhos desde o Ensino Fundamental até a atuação profissional em cada área
    • A terceira análise utilizará algoritmos de classificação e regras de associação para buscar padrões sobre a relevância dos conteúdos ensinados na escola para cada área profissional
  • Ao final da pesquisa, todos os dados brutos coletados serão disponibilizados para que outros pesquisadores possam realizar suas análises

Instrumento de pesquisa

Caracterização dos indivíduos 

A pesquisa tem como público-alvo membros da população com formação requerida no mínimo da educação básica, ou seja, ensino médio. 

Segundo a PNAD Contínua Educação em 2023, esse público representa 30,6% da população brasileira, ou seja 66,2 milhões de brasileiros aptos a responder essa pesquisa.

Amostra

A amostra mínima para o objetivo dessa pesquisa é de 16.650 respondentes considerando um nível de confiança de 99% e margem de erro de 1% conforme o tamanho da população estabelecida.

Análise dos Dados

  • Serão realizadas 3 análises utilizando algoritmos de inteligência artificial
    • A primeira análise utilizará algoritmos de classificação para buscar a correlação entre as variáveis do questionário com o sucesso profissional em cada área
    • A segunda análise utilizará algoritmos de mineração de grafos para buscar padrões nos caminhos desde o Ensino Fundamental até a atuação profissional em cada área
    • A terceira análise utilizará algoritmos de classificação e regras de associação para buscar padrões sobre a relevância dos conteúdos ensinados na escola para cada área profissional
  • Ao final da pesquisa, todos os dados brutos coletados serão disponibilizados para que outros pesquisadores possam realizar suas análises